Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Auto da Barca do Inferno - Espetáculo teatral


Auto da Barca do Inferno

Dia 15/06/12

Teatro: Maria De La Costa

Grupo Ria

Não deixe para a última hora, pois as vagas são limitadas!

Auto da Barca do Inferno
Gil Vicente
Auto:do Lat. actus. m.,acto;acto público;narração escrita e autenticada de qualquer acto;tipo de representação teatral;momento, instante;(no pl. ) peças de um processo.

Auto é uma designação genérica para peça, pequena representação teatral. Originário na Idade Média, tinha de início caráter religioso; depois tornou-se popular, para distração do povo. Foi Gil Vicente (1465-c. 1537) que introduziu esse tipo de teatro em Portugal. O "Auto da Barca do Inferno" (c. 1517) representa o juízo final católico de forma satírica e com forte apelo moral. O cenário é uma espécie de porto, onde se encontram duas barcas: uma com destino ao inferno, comandada pelo diabo, e a outra, com destino ao paraíso, comandada por um anjo. Ambos os comandantes aguardam os mortos, que são as almas que seguirão ao paraíso ou ao inferno.
O Auto da Barca do Inferno é um espetáculo marcado por duas barcas que conduzem os mortos, conforme seus comportamentos em vida, ao Paraíso ou ao Inferno. Ou seja, Anjo e o Diabo, decidem o futuro das personagens. Gil Vicente com esta obra usa o teatro como fonte de moralidade e retrata a sociedade portuguesa do seu tempo, ilustrando seus vícios e seus dramas. Os tipos "vicentinos" assumem um caráter simbólico, não sendo identificados por nomes e sim pelas atividades que exercem ou por seu traço social. O Diretor José Paulo Rosa, fez uma tradução da obra para o português brasileiro, mais atual, para facilitar o entendimento do espectador, porém, sem deixar de apresentar todas as personagens da obra, obedeceu à musicalidade, não deixou de apresentar trocadilhos, ditos populares, além dos elementos cômicos, características marcantes do autor.

MAIORES INFORMAÇÕES NA DIREÇÃO DA ESCOLA

Um comentário: