Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de maio de 2012

Museu da energia

Dentro do projeto da S.E.E. - Cultura é curriculo -, os alunos da 7ª série F realizaram uma visita cultural  no mês de abril ao Museu da Energia sob a orientação dos professores João Neto - ciências - e Alzira -Língua Portuguesa.
Essa atividade de campo possibilitou uma nova possibilidade de experimentação do aprendizado do currículo.










Veja os bastidores:

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Dia da criança desaparecida

Atenção pais e responsáveis, boa tarde!
Seguindo as orientações da Secretaria de Estado da Educação, repassamos para os alunos os cuidados necessários para evitar que os mesmos sejam vítimas de sequestro ou algo semelhante:


Olá meninos, olá meninas.

Vocês já devem ter ouvido falar de crianças desaparecidas. Isso acontece, é fato. Infelizmente, existem pessoas más, que raptam crianças e jovens. Então, não dêem bobeira:
- Não conversem com pessoas que vocês não conhecem.
- Não aceitem nada de pessoas desconhecidas mesmo que pareça muito bom: doces, dinheiro, presentes ou convites pra ir a um lugar legal, como um shopping ou um parque.
- Mesmo quando vocês estiverem atrasados, não aceitem carona de desconhecidos.
- Caso essas pessoas insistam, procurem um lugar onde haja mais gente e avisem o que está acontecendo.
Os cuidados valem também para a internet. Há pessoas que contam mentiras para atrair crianças e jovens. Não caiam nessa! Não marquem encontros com pessoas que vocês não conhecem.
Sempre informem os seus pais, melhores amigos ou responsáveis sobre onde vocês estão. Não os deixem preocupados à toa. Além disso, se vocês estiverem precisando de ajuda, eles não saberão e não poderão ajudá-los!

Mantenham esse diálogo e orientação em seus lares.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Passeio 3º A - Lugares de Aprender - Sesc Consolação

Passeio Cultural – Lugares de Aprender


Espetáculo Mockinpó- Sesc ConsolaçãoTurma 3ºA – Dia: 23/05/12

O espetáculo Mockinpó - traz o homem comum no foco da ação



Um espetáculo essencialmente urbano, que coloca no centro da ação o homem comum. Este é ponto de partida de Mockinpó — Estudo Sobre um Homem Comum, montagem resultante do encontro do Grupo 59 com o Núcleo Bartolomeu de Depoimentos. O drama tragicômico mostra a história de um homem comum de classe média, assalariado e correto, que um dia sai para comprar o jornal e é preso sem nenhum motivo aparente. A partir daí sua vida se transforma e ele busca compreender suas desventuras, em confronto com os mecanismos perversos das principais instituições sociais: polícia, trabalho, família, política, ciência e religião. “A montagem traz como referências o espaço urbano, a polifonia de sons de uma metrópole, a movimentação das pessoas nas ruas, basicamente em linha reta”, explica a atriz Mirian Blanco.
“Mockinpó é o homem sem nenhum traço do heroísmo comum aos personagens da dramaturgia e da ficção. É o homem que se confunde com a massa urbana e seus processos sociais e passa a perceber a crueldade desses mecanismos”, afirma Mirian.A montagem é uma livre adaptação da obra De Como Foi Extirpado o Sofrimento ao Senhor Mochinpott, de Peter Weiss. A dramaturgia de Claudia Schapira, que também assina a direção do espetáculo, traz a cena para a realidade contemporânea brasileira. A música e dança, como hip hop, reforça a estrutura cosmopolita da montagem.

Correio Popular - Sex, 23 de Março de 2012.
Fonte: http .://www.grupo59.com.br, acesso em 23/05/12.


O passeio foi um sucesso!

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Auto da Barca do Inferno - Espetáculo teatral


Auto da Barca do Inferno

Dia 15/06/12

Teatro: Maria De La Costa

Grupo Ria

Não deixe para a última hora, pois as vagas são limitadas!

Auto da Barca do Inferno
Gil Vicente
Auto:do Lat. actus. m.,acto;acto público;narração escrita e autenticada de qualquer acto;tipo de representação teatral;momento, instante;(no pl. ) peças de um processo.

Auto é uma designação genérica para peça, pequena representação teatral. Originário na Idade Média, tinha de início caráter religioso; depois tornou-se popular, para distração do povo. Foi Gil Vicente (1465-c. 1537) que introduziu esse tipo de teatro em Portugal. O "Auto da Barca do Inferno" (c. 1517) representa o juízo final católico de forma satírica e com forte apelo moral. O cenário é uma espécie de porto, onde se encontram duas barcas: uma com destino ao inferno, comandada pelo diabo, e a outra, com destino ao paraíso, comandada por um anjo. Ambos os comandantes aguardam os mortos, que são as almas que seguirão ao paraíso ou ao inferno.
O Auto da Barca do Inferno é um espetáculo marcado por duas barcas que conduzem os mortos, conforme seus comportamentos em vida, ao Paraíso ou ao Inferno. Ou seja, Anjo e o Diabo, decidem o futuro das personagens. Gil Vicente com esta obra usa o teatro como fonte de moralidade e retrata a sociedade portuguesa do seu tempo, ilustrando seus vícios e seus dramas. Os tipos "vicentinos" assumem um caráter simbólico, não sendo identificados por nomes e sim pelas atividades que exercem ou por seu traço social. O Diretor José Paulo Rosa, fez uma tradução da obra para o português brasileiro, mais atual, para facilitar o entendimento do espectador, porém, sem deixar de apresentar todas as personagens da obra, obedeceu à musicalidade, não deixou de apresentar trocadilhos, ditos populares, além dos elementos cômicos, características marcantes do autor.

MAIORES INFORMAÇÕES NA DIREÇÃO DA ESCOLA

Festa Junina



terça-feira, 15 de maio de 2012

Passeio Memorial da América Latina - Turma 3ºA Dia: 17/04/2012


Memorial da América Latina
Inaugurado em 18 de março de 1989 na Barra Funda, o Memorial da América Latina foi criado para difundir as manifestações latino-americanas de criatividade e saber, sempre com o objetivo de interagir relações culturais, políticas, econômicas e sociais.
Em uma área com 84.480 m², o arquiteto Oscar Niemeyer projetou o espaço em cima de um projeto cultural desenvolvido pelo sociólogo brasileiro Darcy Ribeiro, que sempre defendeu a integração da América Latina.
O espaço é dividido em ambientes como a Praça Cívica, um espaço aberto onde se encontra um dos maiores símbolos do Memorial, a escultura “A Grande Mão”, simbolizando o sangue derramado pelos povos latino-americanos na luta pela liberdade; o Salão de Atos Tiradentes, com seis painéis que contam a saga da colonização latino-americana; o Auditório Simon Bolívar, famoso por já ter recebido chefes de Estado como Bill Clinton, Fidel Castro e Hugo Chávez, entre outros; a Biblioteca Latino-Americana, com o maior acervo especializado em cultura latino-americana, com cerca de 30 mil volumes; o Pavilhão da Criatividade Popular Darcy Ribeiro, em que há uma maquete com quase mil pequenas peças, criada pelos artistas Gepp e Maia, com os principais pontos turísticos dos paises latino-americanos e cenas como uma do livro de Ernest Hemingway escrita em Cuba, “O Velho e o Mar”. O pavilhão abriga também uma exposição permanente de arte popular latino-americana.
No local há ainda o Anexo dos Congressistas, espaço dedicado a atividades acadêmicas, diplomáticas e pequenas exposições, e a Galeria Marta Traba de Arte Latino-Americana, inaugurada em 1998 e também projetada por Oscar Niemeyer, em um espaço que funcionava originalmente como restaurante especializado em gastronomia latino-americana.

Guerra e Paz

Candido Portinari nasceu no dia 29 de dezembro de 1903, numa fazenda de café em Brodoswki, no Estado de São Paulo. Filho de imigrantes italianos, de origem humilde, recebeu apenas a instrução primária de desde criança manifestou sua vocação artística. Aos quinze anos de idade foi para o Rio de Janeiro em busca de um aprendizado mais sistemático em pintura, matriculando-se na Escola Nacional de Belas Artes. Em 1928 conquista o Prêmio de Viagem ao Estrangeiro da Exposição Geral de Belas-Artes, de tradição acadêmica. Vai para Paris, onde permanece durante todo o ano de 1930. Longe de sua pátria, saudoso de sua gente, Portinari decide, ao voltar para o Brasil em 1931, retratar nas suas telas o povo brasileiro, superando aos poucos sua formação acadêmica e fundindo a ciência antiga da pintura a uma personalidade experimentalista a antiacadêmica moderna. Em 1935 obtém seu primeiro reconhecimento no exterior, a Segunda menção honrosa na exposição internacional do Carnegie Institute de Pittsburgh, Estados Unidos, com uma tela de grandes proporções intitulada CAFÉ, retratando uma cena de colheita típica de sua região de origem.
Em 1952, atendendo a encomenda do Banco da Bahia, realiza outro painel com temática histórica, A CHEGADA DA FAMÍLIA REAL PORTUGUESA À BAHIA e inicia os estudos para os painéis GUERRA E PAZ, oferecidos pelo governo brasileiro à nova sede da Organização das Nações Unidas. Concluídos em 1956, os painéis, medindo cerca de 14x10 m cada - os maiores pintados por Portinari - encontram-se no "hall" de entrada dos delgados de edifício-sede da ONU, em Nova York.
Candido Portinari morreu no dia 06 de fevereiro de 1962, quando preparava uma grande exposição de cerca de 200 obras a convite da Prefeitura de Milão, vítima de intoxicação pelas tintas que utilizava.










sexta-feira, 4 de maio de 2012

Participem da nossa festa junina com doação de alimentos não perecíveis.
A lista de alimentos serão fixadas nas salas de aula  e no pátio.
Arrecadação dos alimentos  terá início dia 03/05 á 13/06/12  na Sala de Recurso.
Responsaveis: Professoras Márcia Eliana e Rosemára (manhã e tarde).

"VAMOS PARTICIPAR DA FESTA  JUNINA QUE É DE TODOS"

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Roupa boa, a gente doa

Participaremos da campanha do agasalho 2012 com o recolhimento de agasalhos, roupas e cobertores.
Toda a arrecadação será destinada a instituições e famílias carentes da comunidade.
Façam a sua doação entregando peças em bom estado de conservação para as professoras Márcia Eliana e Rosemara (SAPE) no período de 02 à 11/05.
Participem!!!