Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de abril de 2012

A importância da rotina para a criança

Leia artigo de Raquel Caruso, fonoaudióloga e psicopedagoga=1" width="0" height="0" style="display:none
A rotina é fundamental, principalmente na vida da criança. Desde o seu nascimento, deve-se estabelecer horários determinados, principalmente no que se refere a  alimentação, higiene (banho) e sono.
 Na medida em que a criança cresce, suas responsabilidades e atividades também tendem a aumentar. E fica ainda mais necessário o estabelecimento e a manutenção da rotina.
 A rotina representa segurança, pois é previsível não gerando ansiedade e/ou desorientação.
 É importante que a criança mantenha uma rotina diária  com hora  para acordar, brincar, ver TV, alimentar-se, ir à escola e realizar suas atividades extracurriculares (natação, judô, balé, inglês...)
 Quando for necessária a mudança desta rotina é importante que a criança seja informada, desde que não seja com grande antecedência, para não gerar expectativas, já que a criança pequena não possui noção de tempo pré-estabelecido, igual ao adulto. O ideal é, ao acordar, rever a rotina daquele dia. Se possível elaborar um mural com suas atividades. Ex.: horário de almoço e jantar, com o respectivo cardápio.
 Quando a criança iniciar sua vida escolar com deveres de casa, estes também deverão fazer parte da rotina, com horários pré-estabelecidos, o que irá acarretar uma melhor organização.

No início, poderá ser difícil manter a rotina, mas a perseverança por parte dos pais e cuidadores contribuirá para a adaptação.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

REUNIÃO DE PAIS E MESTRES

Contamos com a presença dos pais na reunião referente ao aproveitamento do 1º bimestre para discutirmos a situação de aprendizagem do aluno.

Manhã: 09 horas
Tarde: 14 horas
Noturno: 19 horas e 30 minutos

Desde já agradecemos a parceria das famílias.
Direção e Coordenação E.E. Deputado José Storópoli

Atenção!! Nossos jovens estão consumindo energético em excesso

Notícias Postado em junho 22, 2011 por   rafael
Em festas, estudos longos e até em exercícios físicos, um tipo de bebida vem se tornando opção para aqueles que procuram um pouco mais de energia para encarar tais atividades. Os energéticos são hoje parte da cultura de nossa juventude e responsável por energizar as baterias de nossos corpos.
Bebida de gosto agradável, sucesso em festas e com grande apelo comercial, os energéticos surgiram com a proposta de fornecer um pouco de energia para corpos já derrubados pela fadiga. Com altos índices de carboidratos, algumas vitaminas e repleto de cafeína, uma única latinha desta bebida é capaz de fornecer três horas a mais de energia para o nosso organismo esgotado.
Entretanto, seu consumo em excesso, pode ser extremante danoso a vida. Por conter excesso de cafeína, o energético eleva nosso batimento cardíaco, aumentando a pressão sanguínea e estimulando nosso cérebro. Beber mais de uma dose, pode gerar parada cardíaca, ou até sérios danos ao cérebro. É aconselhado não ingerir energéticos durante a pratica de atividades físicas, pois durante o exercício, nosso coração já está trabalhando em um ritmo mais forte, energéticos podem ser fatais nestas horas.
Outro grande problema é a mistura de energéticos com bebidas alcoólicas. O energético mascara o efeito do álcool, levando a pessoa a acredita que se encontra em um estado normal. Muitos acabam exagerando no consumo, e colocam suas vidas em risco.
Crianças e adolescentes devem ser mantidas distantes destas bebidas. Por causa do desenvolvimento do organismo nesta idade, e da grande produção hormonal, energéticos podem causar danos ao fígado do adolescente, enxaquecas, problemas gástricos, além de alterações na pressão sanguínea. Gestantes jamais devem tomar estas bebidas energizantes, pois podem provocar aborto espontâneo.
Energéticos devem ser consumidos em apenas uma dose diária, evitando assim grandes danos ao organismo. Se usados com parcimônia podem nos oferecer algumas horas a mais de energia, sem custar nada severo ao nosso corpo.
Rodolpho
(retirado em 26/04/2012 culturamix.com)

domingo, 22 de abril de 2012

Atividades Complementares de Ciências

O Processo de Aprendizagem ocorre em todos os espaços da escola, quando há oportunidade de relacionar teoria com prática  torna-se mais significativo para os educandos esse processo.
Foram realizados no 1º bimestre na disciplina de ciências:
- Aulas na parte externa da escola, onde os alunos observaram as plantas e animais existente nesse espaço.
- Pesquisa em grupo utilizando livros didáticos e preenchimento do questionário com os fatores vivos e não vivos observados na parte externa da escola.
- Pesquisa na sala do acessa, para confrontar os dados obtidos em sala de aula  com os encontrados na internet e completar o preenchimento das questões do caderno do aluno.





























quinta-feira, 19 de abril de 2012

Aprendizagem para além dos muros da escola

Está semana muitas visitas culturais enriqueceram a aprendizagem dos nossos alunos:
* 17 de abril - os alunos do Terceiro ano do Ensino Médio foram ao Memorial da América Latina para conhecer os painéis Guerra e Paz de Candido Portinari;
* 19 de abril - Os alunos do Sexto ano do Ensino Fundamental participaram de um Concerto Didático na Sala São Paulo (OSESP);
*20 de abril - os alunos da Sétima série terão uma visita de campo ao Museu da Energia.
A aprendizagem acontece através de múltiplas vivências.
Em breve compartilharemos as imagens desses preciosos momentos

quinta-feira, 12 de abril de 2012

ACONTECEU

Dia 10 de abril (Terça-feira) aconteceu um estudo e reflexão da comunidade escolar com vista a traçar planos de ações visando a melhoria da aprendizagem.
Para tanto, contamos com diversos segmentos da Unidade Escolar - professores, pais, funcionários e alunos.